Laboratórios

Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada

Grupo situado no predio M3  área de Mecânica dos Solidos e Projetos, da Engenharia Mecânica, composto pelos seguintes Labóratorios:

Labóratorio de Simulação Númerica – LabSiN

Labóratorio de Prototipagem

Labóratorio de Tribologia

Labóratorio de Extensometria

Labóratorio de Acústica

Labóratorio de Controle e Sistemas Inteligentes

Labóratorio de Dinâmica de Estruturas

Labóratorio de Vibração e Instrumentação

Professor Coordenador: Dr. Amarildo Tabone Paschoalini

Controle e Sistemas Inteligentes

LABOTARÓRIO DE CONTROLE E SISTEMAS INTELIGENTES

Este laboratório, formado pelo Grupo de Materiais e Sistemas Inteligentes (GMSINT), é ligado ao Departamento de EngenhariaMecânica da Unesp de Ilha Solteira e foi fundado em 2000. Seu principal objetivo é a formação e o desenvolvimento de pessoal e tecnologia, utilizando “materiais inteligentes”.

Áreas de pesquisa:

• Modelagem de Estruturas Inteligentes;
• Redução de Vibrações Utilizando Técnicas de Controle Ativo;
• Atenuação de Vibrações devido a Abalos Sísmicos; 
• Posicionamento Ótimo de Sensores e Atuadores;
• Monitoramento da Integridade Estrutural; 
• Identificação de Sistemas;
• Inteligência Artificial; 
• Métodos de Otimização; 
• Aplicações com Materiais Inteligentes. 



Diversos trabalhos vêm sendo desenvolvidos utilizando Materiais Piezelétricos (PZTs e PVDFs), Ligas de Memória de Forma (SMA – do inglês Shape Memory Alloy), Fluido Magnetoreológicos (MR) e Mancais Magnéticos como atuadores e sensores para o projeto de Estruturas Inteligentes, como mostra a figura 1.


O laboratório também possui equipamentos que permitem estudos de problemas como: atenuação de abalos sísmicos e controle de direção em lançamento de foguetes. Os sistemas representativos fabricados pela QUANSER, em escala reduzida, permitem o projeto de controle de vibrações de um protótipo de um edifício de dois andares (figura 2b) e, também, o projeto de controle de posição de um pêndulo invertido (figura 2c).
Outras informações sobre os trabalhos desenvolvidos neste laboratório podem sem obtidas através do link GMSINT. 

  • análise de materiais microligados e materiais compostos,
  • ensaios mecânicos destrutivos, e não destrutivos dos metais,
  • desenvolvimento e otimização, monitoramento e análise de vibrações em máquinas,
  • diagnose de falhas e manutenção preditiva de instalações industriais.

Assessoria e consultoria

Realização e emissão de Laudos e Vistorias em Vasos de Pressão e Caldeiras, NR 13.

– Ensaio Hidrostático.

– Ensaio de Ultra Som.

– Manutenção de manõmetros e válvulas de segurança.

-Confecção do livro de Registro.

-Treinamentos.

Assessorias e consultorias passadas

  • Análise térmica de amplificador Híbrido.
  • Análise térmica em Laser Sintonizável de Cavidade Externa.
  • Simulação térmica computacional no equipamento Combiner ODU 8×2 01RU MSA/XFP.
  • Análise térmica computacional em regime transiente do equipamento Muxponder 1 Tbps em mecânica 1RU.
  • Análise térmica computacional em regime permanente do equipamento Muxponder 1 Tbps em mecânica 1RU.
  • Consultoria no projeto mecânico do equipamento xPonder em mecânica 1RU.

  • Ensaio de queda computacional /Drop Test/ do equipamento ONT Aspen de acordo com a Norma MIL-STD-810G.

Ensaio de vibração e impacto para validação de embalagem de trasporte do sistema de ventilação Fan G

8 de acordo com a norma ISTA 3A.

Consultoria no projeto mecânico do equipamento xPonder em mecânica 

1RU. 

Ensaio de vibração e impacto para validação de embalagem de transporte do sistema de ventilação Fan G8 de acordo com a norma ISTA 3A.

   

Modelagem computacional e análise térmica do produto CPE WiMAX.

Análise de tensões em peça de motocicleta.

2001

Análise de tensões em caixas d’água de polietileno de alta densidade.

LABOTARÓRIO DE TRIBOLOGIA E ANÁLISE DE ÓLEOS

Destina-se a realização de Pesquisa e a atividades didáticas relacionadas à área de Manutenção Mecânica.. A maioria dos trabalhos desenvolvidos é ligado à Análise de Partículas em Óleos Lubrificantes voltada a Manutenção Preditiva. Trabalhos sobre atrito e desgastes voltados ao Projeto de Máquinas e Equipamentos estão começando a ser desenvolvidos. Os equipamentos principais são: Contadores de Partículas, Contador de Partículas Magnéticas, Separador Rotativo de Partículas, Karl Fischer, Clevalend, Forno Mufla e Microscópio Ótico. O laboratório com a aquisição de mais equipamentos como viscosímetros automáticos e tubulares, microscópio bi cromático e Kits de análises de óleos entre outros. Assessórias técnicas têm sido dadas a prefeituras da região no tocante à aquisição e caracterização de Lubrificantes.

A Área de Ciências Térmicas conta atualmente com os seguintes laboratórios de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade:

LABORATÓRIO DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO
Este laboratório destina-se à realização de atividades didáticas relacionadas com as áreas de refrigeração e ar condicionado. Dispõe de bancadas experimentais que permitem a análise do ciclo de refrigeração por compressão de vapor, podendo também funcionar como bombas de calor. Dispõe ainda de módulos didáticos que permitem a demonstração de processos de ar condicionado, teste de compressores, simulação de falhas de compressores herméticos e de um amplo mostruário didático de dispositivos e acessórios de sistemas de refrigeração. Além de atividades didáticas, são também desenvolvidas atividades de pesquisa por alunos de iniciação científica.

lab_visual_esc_bifasico1.jpg

LABORATÓRIO DE ESCOAMENTO BIFÁSICO
O Laboratório de Escoamento Bifásico do DEM, sob a Coordenação do Prof. Dr. José Luiz Gasche, foi montado para estudar o escoamento bifásico, com formação de espuma, de misturas compostas por óleo e refrigerante usadas em sistemas de refrigeração. O laboratório conta atualmente com duas bancadas experimentais. A primeira bancada foi projetada para estudar o escoamento de misturas ao longo de tubos retos de seção transversal circular constante. A bancada permite a medição dos perfis longitudinais de pressão e de temperatura, assim como a obtenção dos padrões de escoamento bifásico. Uma outra bancada foi idealizada para realizar estudos de absorção e liberação (outgassing) de refrigerantes em óleos lubrificantes de sistemas de refrigeração. Vários alunos de mestrado e de iniciação científica já trabalharam nestas bancadas, produzindo dissertações de mestrados e artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, assim como em periódicos. Trabalhos de simulação numérica envolvendo o mesma tema também foram desenvolvidos paralelamente aos trabalhos experimentais.


LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
Este laboratório destina-se à realização de atividades relacionadas com a área de mecânica dos fluidos. Dispõe de um túnel aerodinâmico subsônico e de outros módulos experimentais que permitem ao aluno trabalhar com equipamentos e instrumentos de medição associados à mecânica dos fluidos. Dentre as atividades realizadas no laboratório destacam-se: a medição de pressão, de velocidade e de vazão de escoamentos, medição de viscosidade, a visualização de escoamentos externos, análise dos regimes de escoamento no interior de um tubo, verificação experimental do princípio de conservação da massa e do princípio da quantidade de movimento, determinação do fator de atrito em dutos lisos e rugosos / perda de carga distribuída e localizada, medição experimental do arrasto e da sustentação em corpos submersos.

LABORATÓRIO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Este laboratório destina-se à realização de atividades didáticas nas disciplinas do curso de graduação e de pós-graduação relacionadas com a área de transferência de calor. Dispõe de módulos experimentais que permitem ao aluno trabalhar com equipamentos e instrumentos de medição associados aos fenômenos de transferência de calor. Dentre esses, destacam-se os módulos para: a determinação experimental do perfil de temperaturas em aletas cilíndricas e cônicas, a determinação da condutividade térmica de sólidos, a determinação experimental do coeficiente de transferência de calor por convecção forçada no interior de um tubo, a comprovação experimental do princípio de conservação de energia usando um trocador de calor casco-tubo e a determinação experimental do coeficiente de transferência de calor por convecção natural. Além de atividades didáticas, são também desenvolvidas atividades de pesquisa por alunos de iniciação científica.

LABORATÓRIO DE MOTORES E COMBUSTÃO INTERNA
O Laboratório de Motores de Combustão Interna é destinado às aulas didáticas na disciplina Motores de Combustão Interna e pesquisas nesta área, tais como, testes de combustíveis. O Laboratório é equipado com motores completos e em cortes de vários tamanhos e modelos. Os motores em cortes permitem aos alunos visualizar as partes e funcionamento delas. O laboratório deverá ser equipado com dinamômetros para ensaios e testes completos de motores.

lab_visualizacao1.jpg

LABORATÓRIO DE VISUALIZAÇÃO E ESCOAMENTOS. 


LABORATÓRIO DE SISTEMAS HIDRO-PNEUMÁTICOS.
O laboratório está equipado com dispositivos, válvulas controladoras de pressão, válvulas controladoras de vazão e de direção bem como elementos de energia, compressores, bombas, e elementos de trabalho como atuadores e outros. O laboratório é utilizado para a simulação de circuitos de pneumática e óleo-hidráulica, em circuitos seqüênciais, regra da cadeia e cascata. O Laboratório dispõe de painéis de óleo-hidráulico, pneumático e elétro-pneumático. No campo da pesquisa, o uso dos componentes e painéis facilita a criação de sistemas de automatização.

  • Laboratório de Mecânica dos Fluidos Computacional. 
  • Laboratório de Processamento de Imagens
  • Laboratório de Máquinas de Fluxo
  • Laboratório de Instrumentação

LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL EM CIÊNCIAS TÉRMICAS

Materiais e Processos de Fabricação

lab_microscopia.jpg
LABORATÓRIO DE METROLOGIA


A Metrologia é a ciência que trata da investigação, do desenvolvimento e da aplicação dos meios apropriados para a medição de todas as grandezas existentes. Ela é importante para assegurar a qualidade dos produtos e, conseqüentemente, a satisfação das necessidades do mercado consumidor.
Para que isto ocorra dentro dos limites planejados, são realizadas medições das características das matérias-primas, das variáveis do produto em transformação e das diversas etapas do processo produtivo. O Laboratório de Metrologia (Metrologia Dimensional) é utilizado nas aulas da Disciplina Oficinas, ministrada para o curso graduação em Engenharia Mecânica, e dispõe de materiais e equipamentos como: – padrões rastreados ao metro padrão; projetor de perfil; máquina para teste de Engrenagem, metroscópio vertical, mesa optdivisora circular, microscópio de medição e cabeçote óptico divisor, o laboratório tem sido utilizado para aferição de instrumentos convencionais de medição de comprimento, como Paquímetros, Micrômetros, Relógios Comparadores, Trenas e Réguas Industriais.

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA
Neste laboratório são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa relacionados ao estudo da microestrutura dos materiais, cujos efeitos são extremamente importantes para as propriedades mecânicas.
No curso de graduação em Engenharia Mecânica os alunos matriculados em Laboratório de Materiais de Construção Mecânica I são os usuários mais envolvidos com as técnicas de análise desenvolvidas, que são mais aprofundadas a nível de pós-graduação na disciplina Microscopia Ótica dos Materiais.
Amostras de materiais metálicos são preparadas adequadamente no Laboratório de Metalografia, as quais são investigadas em microscópios óticos de alta qualidade e versatilidade com procedência alemã, como o Neophot 21, o Metaval e o Telaval, além de estereomicroscópios.
As imagens observadas podem ser impressas em papel fotográfico a partir de filmes preto e branco com formato 35 milímetros processados no Laboratório de Fotografia, sendo também possível fazer uso de filmes coloridos.

LABORATÓRIO DE SISTEMAS FLEXÍVEIS DE MANUFATURA
Com o constante aprimoramento do binômio “qualidade-custo” pelos sistemas de manufatura tradicionais, as empresas do ramo metal mecânico têm conseguido transpor cada vez mais novas fronteiras. Entretanto, os atuais padrões de manufatura sinalizam para a tríplice “qualidade custo flexibilização”, pois permite-se incorporar melhorias nos métodos de produção, desenvolvimento de tecnologias, trabalho em conjunto e organização de sistemas operacionais. Assim sendo, os Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS) são sistemas altamente automatizados, capazes de produzir diferentes peças, utilizando os mesmos equipamentos e sistemas de controle. Visando acompanhar a realidade da indústria, o Laboratório de Sistemas Flexíveis de Manufatura apresenta exemplares de células flexíveis de manufatura, munidos de máquinas ferramentas CNC e braços articulados robotizados, que interagem entre si. Diversas atividades de ensino são ministradas no laboratório, dentre elas extensões de aulas teóricas sobre Sistemas Produtivos e Planejamento e Controle da Produção.

lab_metalografia.jpg

LABORATÓRIO DE METALOGRAFIA
Este laboratório dá suporte as atividades desenvolvidas no Laboratório de Microscopia, através da preparação de amostras para análise microestrutural. Nele pequenos fragmentos de peças metálicas se tornam amostras após uma seqüência de procedimentos como embutimento, lixamento, polimento e ataque metalográfico.
O laboratório está equipado com prensa de embutimento para resina de cura a quente, lixadeira manual, politriz mecânica e cortadeira metalográfica de disco abrasivo, utilizados pelos alunos de graduação que cursam Laboratório de Materiais de Construção Mecânica I e por pós-graduandos que estejam desenvolvendo as suas pesquisas.

LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA
Apesar das imagens digitais serem cada vez mais difundidas e importantes o procedimento fotográfico convencional ainda é extremamente importante, especialmente na documentação científica.
O Laboratório de Fotografia dá suporte às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas junto ao Laboratório de Microscopia, revelando e ampliando imagens das microestruturas capturadas em filmes preto e branco. Para tanto dispõe-se de tanques e produtos químicos para a revelação de filme e papéis fotográficos, bem como um ampliador fotográfico para as cópias em papel.

lab_cnc.jpg

LABORATÓRIO DE USINAGEM COM COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO
Máquinas comandadas numericamente por computador, amplamente conhecidas no meio técnico industrial por máquinas CNC, são equipamentos de alto nível tecnológico destinados à usinagem de peças das mais variadas geometrias e materiais. Nesse tipo de máquina-ferramenta, os movimentos dos eixos atendem aos comandos estabelecidos pelo operador em um programa CNC, conferindo grande precisão dimensional da peça e excelente repetibilidade no processo. O laboratório CNC contempla esse cenário de fabricação através de tornos e fresadoras CNC, onde aulas práticas de disciplinas, como Usinagem dos Materiais e Tecnologia Mecânica, são ministradas pelos docentes da Área de Materiais e Processos de Fabricação.

LABORATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS
Ensaios mecânicos são procedimentos ou testes padronizados que se destinam a avaliar as propriedades mecânicas de um dado material em análise. Em outras palavras, é possível prever o comportamento de um componente mecânico através de suas propriedades determinadas em ensaios. Dessa forma, essas propriedades podem ser aplicadas desde em projetos de novos produtos a até em controle de produção. Basicamente, há dois tipos de ensaios: os destrutivos, que inutilizam os materiais testados, e os não destrutivos, que permitem a utilização posterior dos materiais ensaiados. O Laboratório de Ensaios Mecânicos tem uma infra-estrutura para realização de vários ensaios mecânicos, tais como dureza, fadiga, impacto e partículas magnéticas, entre diversos outros.

lab_cadcam.jpg

LABORATÓRIO DE CAD/CAM
CAD/CAM é um termo em inglês que significa projeto e manufatura auxiliados por computador (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing). Aplicados geralmente, mas não apenas, na fabricação de peças com geometrias complexas e de grande precisão, os sistemas CAD/CAM facilitam sobremaneira a fabricação, uma vez que os desenhos das peças, concebidos tridimensionalmente, servem como modelo para a geração dos programas CNC, simulação da usinagem e, é claro, para a própria usinagem automatizada da peça. Como exemplos típicos de aplicação, os capôs e portas automotivas são estampadas em grandes matrizes endurecidas, usinadas com auxílio de sistemas CAD/CAM.

lab_maquinas_operatrizes.jpg

LABORATÓRIO DE MÁQUINAS OPERATRIZES CONVENCIONAIS

pela ação do operador ou, quando muito, por meio de acionamentos mecânicos simples. Nesses casos, a qualidade das peças depende fortemente da habilidade do operador. Com uma grande diversificação de equipamentos, o Laboratório de Máquinas Operatrizes Convencionais conta com uma infra-estrutura adequada para aulas práticas de Oficinas, Laboratório de Usinagem dos Materiais e Tecnologia Mecânica, além de permitir a realização de pesquisas científicas em processos convencionais de fabricação.

lab_fundicao.jpg

LABORATÓRIO DE FUNDIÇÃO E SOLDIFICAÇÃO
Este laboratório atende às aulas práticas para os alunos do curso de Graduação em Engenharia Mecânica. Macro-estruturas de solidificação são obtidas neste laboratório após o vazamento de metais e ligas metálicas. O laboratório está equipado com fornos de resistência elétrica com capacidade para fundir metais não-ferrosos tais como: ligas de alumínio, latão, etc. Tratamentos térmicos são realizados utilizando esses fornos. O laboratório apresenta também estufas para o desenvolvimento das aulas práticas. Este laboratório tem sido utilizado também na pesquisa possibilitando fabricação de tiras de ligas metálicas através da solidificação rápida e conformação de ligas metálicas no estado semi-sólido.

lab_soldagem.jpg

LABORATÓRIO DE SOLDAGEM
A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos como pontes, navios, vasos de pressão, etc. O LABSOL realiza pesquisas na área de processos automatizados de soldagem a arco elétrico, metalurgia da soldagem e desgaste em revestimentos realizados através de soldagem.

conformacao.jpg

LABORATÓRIO DE CONFORMAÇÃO PLÁSTICA E METALURGIA DO PÓ
O laboratório permite a aquisição de sinais e dados dos principais processos de conformação plástica dos metais. Este está apto à conformação de peças no estado a quente e a frio. Processos de estampagem, corte, trefilação, extrusão e laminação são processos utilizados nas aulas práticas neste laboratório.

lus.jpg

O Laboratório de Ultrassom (LUS), do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Ilha Solteira (FEIS – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira) tem como objetivo pesquisas envolvendo ensaios não-destrutivos por ultrassom e processamento digital de sinais.

Os temas das pesquisas de interesse do laboratório são:

  • Síntese de Arrays Esparsos 2D utilizando algoritmos de busca e métodos de otimização;
  • Ensaios não-destrutivos por ultrassom de estruturas tipo placa utilizando arrays de transdutores piezelétricos;
  • Propagação de ondas guiadas em materiais isotrópicos e anisotrópicos multi-camadas;
  • Formação de imagens e detecção de defeitos com arrays de transdutores;
  • Acoplamento de ondas guiadas com compósitos piezelétricos (3-1, 2-2);
  • Caracterização de líquidos por ondas guiadas e interação líquido-sólido;
  • Caracterização de emulsões (leite, água/óleo) por ultrassom;
  • Implementação de técnicas de medição de espessura por ultrassom em sistemas embarcados tipo DSPs e FPGAs.

Departamento de Engenharia Elétrica

GATE – GRUPO de ANÁLISE de TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS

gate_logo.jpg

O Grupo de Análise de Transitórios Eletromagnéticos (GATE) encontra-se localizado nas dependências do DEE, Campus III da UNESP de Ilha Solteira. As áreas de pesquisa do GATE são:

  • Transitórios eletromagnéticos em sistema de potência devido às faltas e às descargas atmosféricas;
  • Desenvolvimento de modelos de linhas de transmissão;
  • Desenvolvimento de modelos de torres de transmissão;
  • Desenvolvimento de modelos de sistemas de aterramento em torres de transmissão;
  • Recapacitação de linhas de transmissão;
  • Estimação de parâmetros de linhas de transmissão.

O projeto “Usina Ecoelétrica” consiste numa iniciativa do Prof. Dr. Dionízio Paschoareli Júnior juntamente com alguns alunos da Engenharia Elétrica para a construção e o desenvolvimento de um laboratório de pesquisas e testes, voltados para a área de “Fontes Renováveis” e “Microrredes” de energia elétrica. Atualmente, conta com a participação, apoio e organização de alunas e responsáveis do curso de Biologia, para confecção de apostilas e materiais voltados para educação e conscientização de crianças tanto da escola pública ou privada acerca desses temas.


O projeto como se vê, preocupa-se com a educação e conscientização de jovens da comunidade no qual está inserido, acreditando que assim seja possível a conscientização em massa no âmbito do uso racional da energia. Simultaneamente, desenvolve-se tecnicamente com recursos e pesquisas mais atuais do mercado, podendo conferir caráter de pesquisa e também atuação para com as necessidades do mercado.


Nesta trajetória de sucesso, pode-se destacar várias parcerias estabelecidas entre o Usina Ecoelétrica e colaboradores, empresas, órgãos de fomento e institucionais, que também acreditam nos propósitos trabalhados nesse projeto e assim caminham juntamente a esta iniciativa. A todos que já estão inseridos nessa “REALIDADE”, a Usina Ecoelétrica agradece e a todos que estão por vir trabalhar conosco, sejam bem vindos!

Laboratório de Análise de Sementes

Professor Responsável:

 Prof. Dr.Marco Eustáquio de Sá 

Análises:

  • Produção – Determinação do número de grãos (Contador eletrônico de sementes)
  • Análise Física – Pureza, Peso de 100 sementes, Teste de Uniformidade
  • Grau de Umidade
  • Germinação Padrão
  • Viabilidade – Teste de Tetrazólio
  • Vigor – Envelhecimento acelerado, Condutividade elétrica, Teste de Frio, Desempenho de plântulas, Emergência em substrato
  • Sanidade
  • Análises em sementes de grandes culturas, forrageiras, hortaliças e florestais.
  • exame de brucelose, zoonoses, suinocultura,
  • análise de produtos agropecuários.
  • Análises Laboratoriais
  • Análise de solo;
  • Análise física do solo;
  • Análise de plantas;
  • Análises químicas inorgânicas, caracterização de materiais poliméricos..
  • Análises Laboratoriais
  • Análise bromatológica;

Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal

Professor Responsável:

 Prof. Dr.Edson Lazarini

Análises realizadas: 

  • Avaliação nutricional das plantas, ou simplesmente análises em tecido vegetal. Os elementos que tem importância na nutrição mineral das plantas podem ser divididos em

a) Nutrientes – N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cl, Co, Cu, Fe, Mn, Mo, Ni, Se, Si e Zn

.b) Não nutrientes – Al e outros elementos tóxicos. 

  • No solo são realizadas:

a) Análises básicas: MO, pH, H+Al, P, K, Ca, Mg, Al e S-SO42

b) Micronutrientes: B, Cu, Fe, Mn e Zn

Para solicitar análises para o LASTV os interessados devem preencher o Formulário de solicitação de análises, acessando o link:

Laboratório de Fitotecnia

O laboratório de Fitotecnia está localizado na Fazenda de Ensino e Pesquisa – FEPE Cerrado e comporta duas áreas que são equipadas com bancadas para aulas teóricas a práticas, recepcão de material de pesquisa, manipulação e preparo de amostras que são encaminhadas para processamento.

As amostras são recepcionadas na área do DFTASE em Ilha Solteira onde são submetidas aos diferentes tipos de processamento.

Laboratório de Genética de Populações e Silvicultura I e II

Professor Responsável:

  Mário Luiz Teixeira de Moraes

Análises:

  • Análise eletroforética – isoenzimas
  • Análise de compostos químicos – proteínas, carboidratos, lipídios, amido.
  • Análise da densidade básica da madeira.

Laboratório de Tecnologia de Alimentos

Professor Responsável:

  Jacira dos Santos Isepon

Análises:

  • Análises físico-químicos e microbiológicas de leite;
  • Análise microbiologia de água;
  • Análises físico-químicos de frutas e hortaliças
  • Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais (LCTV) é um laboratório vinculado ao DEFTASE da UNESP-FEIS, destinado a pesquisas na área Propagação de Plantas.

As atividades de Micropropagação in vitro  retornaram em 2016. Desde então foram desenvolvidos diversos trabalhos de iniciação científica, mestrado e pós doutorado sob a orientação da professora Gláucia Amorim Faria da UNESP de Ilha Solteira e trabalhos de iniciação científica sob a orientação do professor Antonio Flávio Arruda Ferreira (Pós Doutorando do programa de Agronomia) e professor da UNEMAT.

Temos como objetivos:

  • Estabelecer protocolos de propagação para as mais diversas plantas. Destacando-se plantas ornamentais, medicinais e frutíferas.
  • Desenvolver novas tecnologias para serem utilizadas no sistema de propagação, especialmente na propagação in vitro.

As pesquisas são voltadas a propagação ex vitro e in vitro:

  • Germinação, estabelecimento, multiplicação e conservação in vitro.
  • Germinação, estabelecimento, multiplicação e conservação in vitro

Algumas técnicas utilizadas:

  • Crescimento mínimo voltado a conservação in vitro.
  • O efeito de diferentes espectros de luz na germinação e desenvolvimento de plantas in vitro.
  • O desenvolvimento de meios alternativos para propagação in vitro.
  • O desenvolvimento de protocolos espécie/específicos para diversas espécies.

O Laboratório de Hidráulica e Irrigação (LHI)

COORDENAÇÃO

O Laboratório de Hidráulica e Irrigação é Coordenado pelos Professores Doutores e João Luiz Zocoler.

ESTRUTURA FÍSICA

O Laboratório de Hidráulica e Irrigação (LHI) tem 288 metros quadrados de área construída e abriga as seguintes estruturas: Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, Laboratório de Água, Biblioteca, Secretaria, Sala de Reuniões e Sala de Docente e ainda responde pelas apoio agrometeorológico à irrigação através da manutenção, operação, compilação e divulgação das variáveis climáticas obtidas nas estações automáticas instaladas em Ilha Solteira e Marinópolis, região noroeste do Estado de São Paulo.

Conheça mais sobre a Área de Hidráulica e Irrigação!